Pesquisa sobre os fotógrafos

 Pierre Verger

Fotografias: "Orixás" e "Carnaval (Embaixada Mexicana - BA)"


Pierre Verger começou sua jornada na fotografia em 1932, mas apenas em 1946 com a sua mudança para o Brasil consegue encontrar a sua inspiração para fotografar, o qual se consolida como seu próprio estilo, buscando representar o cotidiano das religiões de matriz africana, mostrando muita cultura e tradição, utilizava-se da luz natural para realçar o contraste da pele negra com o ambiente,  tendo uma visão muito ampla sobre a forma de encarar a fotografia.

Rosângela Rennó

Fotografias: "A mulher que perdeu a memória" e "Pequena ecologia da imagem"


Rosângela Rennó ressignifica a arte, se apropriando de fotografias já produzidas, como na primeira figura, onde a técnica é uma composição de fotografias de anônimos, o que leva o espectador a trazer da sua vivência os detalhes que faltam, como: quem são essas pessoas? ah que época pertencem? e demais noções, agora, subjetivas. Na segunda figura, intitulada a mulher que perdeu a memória, tem-se elementos que trazem a ideia de apagamento: A parte em branco em forma de diagonal  na parte superior esquerda é sinal da queima do filme. O desfoque dá a  impressão que o  retrato é de um vulto, uma coisa passageira, afinal, é real ou imaginária?


Otto Steinert

Fotografias: "Pedestre na frente do carrinho" e "Rosto de uma dançarina"



Otto Steinert nasceu em 1915, na Alemanha, e morreu em 1978. Foi um autodidata no âmbito da fotografia. Se tornou um dos fundadores do grupo Fotoform, cuja primeira manifestação, em 1950, chocou violentamente o meio acadêmico fotográfico alemão. Em 1951 organizou a primeira de três exposições sob o título de "Subjektive Fotografie" (fotografia subjetiva), que explorava as potencialidades criativas e técnicas da fotografia, tal como as longas exposições, as imagens desfocadas, entre várias outras. Encarava a fotografia como uma autorreflexão criativa, em que a realidade apresentada perde o seu significado original e se transforma numa forma metafórica. Tinha uma especial preferência pela fotografia preto e branco e desenvolveu um estilo fotográfico muito marcado, caracterizado pelo rigor da forma e pelo aumento do contraste até ao extremo. Em suas obras, busca-se o significado pictórico da realidade, resultando em uma fotografia com uma característica marcante dos valores gráficos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sintegração